terça-feira, 27 de março de 2012

TURMA DO 1º ANO MÉDIO


KÉZIA, KATHARYNE, MARIA DE JESUS, EULLÁLLIA, TAYANE, ARÍCIA, ISLA, ADELLI, JÉSSICA, GILVA, EDYLTON, só faltou KAYO

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FONTES DE ENERGIA

Introdução

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Principais fontes de energia

· Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

· Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

· Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

· Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

· Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

· Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

· Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

· Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

PRESSÃO DE VAPOR

Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa.

Vamos supor que você tenha uma substância não volátil dissolvida em um solvente volátil, por exemplo, água e sal. Esse líquido vai se comportar como se estivesse em seu estado puro? Neste caso a água pura teria tensão máxima de vaporização maior, sabe por quê? Um líquido estando puro se evapora mais facilmente.

Suponhamos que a quantidade de sal dissolvida na solução acima seja de 10 %, sabemos que o sal não é volátil e por isso a tensão exercida é exclusivamente da água, mais necessariamente vapor d’água. Os 10% de sal presentes na solução impedem que a vaporização do líquido seja rápida, é então determinado que esta tensão máxima de vapor seja 10 % menor que da água pura.

A propriedade que estuda esse abaixamento da pressão máxima de vapor provocada pela adição de um soluto é denominada de Tonoscopia.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola




ISÓTOPOS, ISÓBAROS e ISÓTONOS.





LISTA DE EXERCÍCIOS REFERENTE A AULA 14/02/2012



01)  O átomo constituído de 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a :
a) 11 e 11             b) 12 e 11               c) 23 e 11             d) 11 e 12            e) 11 e 23

02)  Dadas as espécies químicas :

I = 48Cd112           II = 27Co60                 III = 48Cd114               IV = 29Cu60

a)      Quais representam átomos com igual número de prótons ?
b)      Quais representam átomos isóbaros ?
c)      Determinar o número de nêutrons em cada espécie .

03)  Qual o número atômico e o número de massa de um átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e      17 elétrons ? Consulte a tabela periódica e diga de que elemento químico se trata.

04)   Determinar o número de elétrons, o número de prótons e o número de massa de um átomo (neutro) .Esse átomo tem número atômico 24 e apresenta 28 nêutrons em seu núcleo.Faça um desenho que represente esse átomo .

05)  Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons nos seguintes átomos (neutros) ? Diga qual o nome do elemento químico representado .

a )   36 Kr 84                             b)  28Ni 59                            c) 19 K 39

06 ) Qual a relação entre os átomos abaixo ? (Isótopos, Isóbaros ou Isótonos )

a)   17 Cl 35  e    17 Cl 37

b)   25 Mn 55  e   26 Fe 56

c)   18 Ar 40   e   19 K 40

07 ) Os átomos A e B são isóboros . Um terceiro átomo C, é isótono de B . Quais são os valores de x e y ?

 20 A x = ?             19 B 40              21 C y = ?

08 )  Um átomo do elemento químico X é isótopo de  20 A 41 e isóbaro de  22 B 44 . Podemos concluir que X tem :     ( JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA !)
       a ) 22 prótons
       b ) 24 nêutrons
       c ) 20 nêutrons
       d ) número de massa igual a 61
       e ) número de massa igual a 41
09 ) Considere a representação  :  3 Li 7 . Determine para o átomo assim representado o número de :
      a ) prótons
      b ) nêutrons
      c ) elétrons
      d ) partículas no núcleo
      e ) partículas com carga elétrica positiva
      f ) partículas com carga elétrica negativa

10 ) Faça a representação ( desenho ) do átomo do exercício anterior.

11 )               ISÓTOPO do  20 Ca 41
          X é
                     ISÓTONO do 19 K 41

   a ) Qual o número de prótons de X ?
b)      Qual o número de nêutrons de X ?
c)      Qual o número de massa de X ?
d)     Qual a relação existente entre o Ca e o K ?

12 )  Complete a tabela abaixo :


ELEMENTO
SÍMBOLO
      Z
       A
 PRÓTONS
NÊUTRONS
ELÉTRONS

     Fe +3






     Mn +2






     Cl – 1 






     Ar






     O - 2







quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS REFERENTES À AULA 1: (1º ANO MÉDIO)

 “MODELOS ATÔMICOS” MODELO VESTIBULAR UEM
Autor: Leandro Rocha 1ª Parte (Exercícios objetivos somatórios)
01 – Sobre o modelo atômico proposto por Dalton, considere as alternativas abaixo e verifique qual(ais) delas está(ão) correta(s). 01) Um dos postulados proposto por Dalton afirma que o átomo é uma esfera maciça e indivisível. 02) As reações químicas constistem apenas em um rearranjo dos átomos no espaço. 04) O modelo de Dalton não foi capaz de explicar a Lei da Conservação da Massa e a Lei das proporções múltiplas. 08) O átomo de Dalton é comparado à um “pudim de passas”. 16) Dalton se baseou na Corrente filosófica defendida por Platão e Aristóteles, que intitulava a matéria destituída de átomos.
02 – Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a idéia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no início do século XIX. 02) Os filósofos gregos Demócrito de Abdera e Leucipo acreditavam na continuidade da matéria, ou seja, se continuássemos a dividir uma porção qualquer de matéria nunca chegaríamos num fim; porém, em contrapartida, Aristóteles defendia a idéia de que a matéria era constituída de partículas microscópicas e indivisíveis, na qual ele denominou de átomos. 04) O cientista Chadwick, em 1932, estudando descargas elétricas em gases submetidos a baixa pressão (gases rarefeitos), descobriu o elétron, uma partícula menor que o átomo que apresenta carga elétrica negativa; portanto estava provado que o átomo não era indivisível como afirmava
Aristóteles. 08) O físico dinamarquês Niels Bohr provou, com base em dados experimentais, que o átomo era uma pequena estrutura que se assemelha (analogamente) a uma bola de bilhar. 16) Para o físico neozelandês Ernest Rutherford o átomo é uma estrutura esférica em alusão ao Sistema Solar, ou seja, o núcleo corresponde ao Sol e os elétrons se comportam como os planetas orbitando ao redor do mesmo.
03 – O modelo que elucida o átomo em alusão ao nosso Sistema Solar (Sol = núcleo; planetas = elétrons) foi proposto por 01) Thompson. 02) Dalton. 04) Bohr. 08) Lavoisier. 16) Rutherford.
04 – A respeito da esperiência de Rutherford, verifique as afirmações a seguir e na sequência dê como resposta a soma algébrica das afirmações corretas. 01) A experiência consistiu no bombardeamento de partículas alfa sobre uma finíssima lâmina de ouro. 02) Rutherford foi o primeiro a provar que o modelo de Dalton estava errado, ao afirmar que átomo era uma esfera indivisível. 04) Com esta experiência Rutherford concluiu que o átomo é constituído de uma região central chamada núcleo, onde se encontram os prótons, partículas carregadas negativamente, e que por sua vez concentram praticamente toda a massa do átomo. 08) Uma das conclusões a que se chegou Rutherford foi que existe uma região extra- nuclear que ele denominou eletrosfera, onde se encontram os elétrons. 16) Uma dúvida que ocorreu em Rutherford ao término de sua experiência foi “por que os elétrons giram ao redor do núcleo e não dissipam energia?”.
05 – No início do século X, verificou-se que um elétron numa mesma camada, apresentava energias diferentes. Tal fato não poderia ser possível se as órbitas fossem circulares. Então o mesmo sugeriu que as órbitas fossem elípticas, pois elipses apresentam diferentes excentricidades, ou seja, distâncias diferentes do centro, gerando diferentes energias para uma mesma camada eletrônica. Assinale a alternativa que apresenta o físico teórico responsável por tal contribuição. 01) Louis de Broglie (~1924). 02) Sommerfed (~1925). 04) Schöndinger (~1927). 08) Niels Bohr (~1913). 16) Heisenberg (~1927).
06 – Em 1905 Albert Einstein publicou um artigo fornecendo uma explicação simples para um problema que intrigava os cientistas desde 1827: a existência dos átomos. Analise as afirmativas a seguir à luz das teorias atômicas e na seqüência assinale o que for correto. 01) Rutherford, com base em seus experimentos, defendeu um modelo atômico no qual os prótons estariam confinados em um diminuto espaço, denominado núcleo, ao redor do qual estariam dispersos os nêutrons. 04) A teoria de Rutherford não explicava a estabilidade da estrutura atômica. Para completar o modelo proposto, Bohr elaborou uma teoria sobre a distribuição e o movimento dos átomos. 08) É importante conhecer a distribuição eletrônica, ou seja, as prováveis posições dos elétrons em um átomo, porque, a partir dela, pode-se prever a reatividade de um dado elemento. 16) Hoje, o modelo atômico de Bohr é conhecido como modelo atômico atual, ou modelo do orbital.
2ª Parte (Exercício dissertativo)
07 – Modelo no contexto da Ciência é uma representação de algo que não se pode observar diretamente. Pensando no átomo, ao longo dos séculos, vários modelos e hipóteses foram propostos, na tentativa de explicar a estrutura e existência de tais partículas. Com base neste pressuposto e nos seus conhecimentos sobre a evolução histórica dos modelos atômicos, discorra sobre cada uma das colocações abaixo, a respeito deste tema.